quarta-feira, 1 de abril de 2015

Diário de bordo e Produção de texto

 O Diário de bordo.

O diário de bordo é um meio de os estudantes registrarem suas atividades, reflexões, comentários sobre o modo como o trabalho que desenvolveu-se em grupo ou individualmente se processou. É uma forma privilegiada do aluno descrever e refletir sobre os problemas que vão surgindo, os obstáculos que decorrem do desenvolvimento do trabalho e da forma de os superar. O registro escrito permite criar o hábito de pensar as praticas, de se pensar a própria aprendizagem.



A produção de texto.

Por meio da escrita, o aluno desenvolve habilidades para a produção, no caso, de textos escritos, de diferentes tipos e gêneros, com adequação à situação comunicativa. Nesse caderno serão trabalhados textos de jornais, revistas, enfim atualidades, o que possibilitará uma melhoria do repertório nas diferentes disciplinas curriculares.




Perguntas aos alunos.

Como você se sentiu ao montar a capa do seu diário de bordo e produção de texto?

Eu me senti muito bem, foi muito bom para esfriar a cabeça e relaxar e para fazer algo mesmo para você! E foi uma aula diferente. Marcela Gomes 8º Ano.

Me senti feliz, confusa, nervosa para ver o resultado no final e sentir a felicidade de um trabalho que a gente e capaz de construir com nossa capacidade e torná-lo impecável. Heloisa Vieira de Souza 8º Ano.

Eu me senti muito feliz ao montar o caderno foi uma aula bem diferente e vamos fazer um bom uso desse caderno para escrever produções de textos e tudo que a gente estiver fazendo durante as aulas e será bem interessante por que eu nunca fiz nada assim. Beatriz Campos do Nascimento 8º Ano.


Para que se faz um diário de produção de textos e um diário de bordo?

Um caderno de produções de texto serve para copiarmos e criarmos e, principalmente, estudarmos os textos, o diário de bordo serve para enfeitar a capa do caderno e deixar mais bonito e organizado o cadernos ( e para escrever o que faremos na sala de aula).